Alberto Meda para Vitra

O engenheiro mecânico Alberto Meda é um dos ícones no mundo do design, devido a sua contribuição intelectual e criativa para diversas marcas. Seu trabalho em parceria com a Vitra – empresa suíça e referência mundial em design de mobiliário – acontece desde 1994, e pode ser conferido em três diferentes categorias: Office, Home e Public Spaces. Durante esse período, seus elegantes desenhos para cadeiras de escritório e uma variedade de mesas contribuíram significativamente para o sucesso da Vitra’s Office Collection.

A linha Home é composta pela Meda Chair e Physix Conference. Ambas as peças incorporam a perfeita combinação de conforto, tecnologia e estética, com possíveis combinações de revestimentos. A categoria Public Spaces é composta por criações como Made Gate – assentos encontrados em aeroportos -, cadeira Meda Slim, cadeira Physix Conference e mesa Click.

A contribuição de peso de Meda é encontrada na linha Office, composta por 13 diferentes criações entre mesas e cadeiras. Um dos destaques é a AM Chair, lançada em 2016 durante a Orgateg. A cadeira AM é o resultado combinado de habilidade de engenharia, design de qualidade e experiência, unindo funcionalidade ergonômica com elegância técnica.

A mesa Click também merece atenção por sua funcionalidade e praticidade. Graças ao mecanismo de dobra e às linhas elegantes das pernas, não se parece com uma mesa dobrável comum – e para maior comodidade, as pernas podem ser dobradas para cima e para baixo simplesmente pressionando um botão. Ele está disponível em três tamanhos, além de um prático carrinho de empilhamento com dez mesas.

Todas as peças assinadas por Alberto Meda podem ser conferidas no site da Vitra.

AM chair
Vitra – AM chair
Mesa Click
Vitra – Mesa Click

Sobre a Vitra

Empresa familiar, a Vitra foi fundada no início da década de 50 pelo empresário Willi Fehlbaum e sua esposa Erika Fehlbaum quando o casal descobriu, durante sua primeira viagem aos Estados Unidos, o mobiliário de Charles & Ray Eames em uma loja de Nova York. O entusiasmo com o projeto os levou à decisão de, regressando à Suíça, tornarem-se fabricantes dos produtos de Charles e Ray Eames, George Nelson, Alexander Girard and Isamu Noguchi na Europa.

O primeiro produto da marca, reconhecido mundialmente, foi a Panton Chair, desenvolvida na década de 1960 por Verner Panton e que hoje faz parte do acervo de design clássico do Museu Pompidou, em Paris. A Vitra é mais do que uma das maiores empresas de fabricação de design. O nome também representa o Vitra Design Museum, que possui uma das maiores e mais importantes coleções de mobiliário em todo o mundo. Construído na década de 1980, com projeto do renomado arquiteto Frank Gehry, o museu se tornou uma instituição cultural amplamente respeitada com uma infinidade de atividades, como exposições sobre design e arquitetura. Em 2010, foi construído o VitraHaus, pelos arquitetos Herzog & de Meuron, e a aclamada flagship store da Vitra, no Campus Vitra, em Weil am Rhein, na Alemanha.

Site: Vitra

Loading...